Iniciativa

The Nature Conservancy

Apoio

Conservação Internacional
SOS Mata Atlântica
Ojidos e Marinho
Casos de sucesso
Produtores que preservam nascentes são remunerados em São Gonçalo do Rio Abaixo Imprimir E-mail


Através do projeto “Cercar para Não Secar”, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo remunerou na noite dessa segunda-feira, 26, os produtores rurais que protegem as nascentes do município. Os donos de propriedades rurais, devidamente cadastrados, tiveram suas áreas georeferenciadas até o dia 15 de outubro.

No total foram beneficiados 78 produtores rurais pelo cercamento de 244 nascentes que também terão plantadas mudas de espécies nativas em seus entornos. A remuneração será anual e foi feita por unidade de nascente e também pela área cercada ao redor da mesma. Antes de receberem o pagamento os produtores assinaram um termo se comprometendo em manter a área preservada.

O valor investido será em torno de R$ 300 mil provenientes do ICMS Ecológico e do Fundo de Gestão Ambiental do município.

Incentivo. O pagamento por serviços ambientais é uma forma eficiente de incentivar a preservação ambiental, uma vez que concilia atividades de preservação com geração de renda, principalmente no meio rural onde, geralmente, a manutenção de áreas preservadas é encarada como prejuízo pelos produtores que tem sua área produtiva diminuída por reserva legal e de preservação permanente.

Para que o produtor receba o benefício, as nascentes devem estar cercadas e passar por vistoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Fonte: De Fato Online - Itabira/MG - 27/12/2011

 
Mais Artigos...
Página 1 de 26