Iniciativa

The Nature Conservancy

Apoio

Conservação Internacional
SOS Mata Atlântica
Ojidos e Marinho
O município de Resende, no Rio de Janeiro, amplia ações na área ambiental melhorando a qualidade de vida de seus munícipes e aumentando sua arrecadação de ICMS Verde Imprimir E-mail


Em 2009, o município de Resende arrecadou cerca de R$ 1.374.933,32 (um milhão, trezentos e setenta e quatro mil, novecentos e trinta e três reais e trinta e dois centavos) de ICMS Verde e em 2010 esse valor saltou para R$ 3.539.656,30 (três milhões, quinhentos e trinta e nove mil, seiscentos e cinquenta e seis reais e trinta centavos).

Esse aumento se deve ao aumento do percentual do ICMS Verde de um ano para outro, bem como ao incremento das ações na área ambiental por parte da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende).

O município está atuando na implementação do programa Lixo Zero, que prevê a conscientização da população para não despejar lixo nas ruas e a instituição de multa para punir as pessoas que insistirem em despejar entulhos e lixo nas vias públicas. A coleta seletiva gera emprego e renda para 22 famílias de catadores, organizados com o apoio da AMAR, em duas associações: Associação dos Garimpeiros do Aterro de Resende (AGAR) e Associação dos Catadores de Resíduos de Resende (ACRR). 

Outra iniciativa do município é a recuperação de nascentes na zona rural, que tem por objetivo aumentar a quantidade de água e incentivar os fazendeiros e proprietários rurais a protegerem as nascentes localizadas dentro de suas propriedades. Segundo informações da AMAR, já foram plantadas mais de sete mil mudas de árvores nativas desde o início do programa.

Com o destino consciente dos recursos advindos do ICMS Verde, a prefeitura de Resende melhora a qualidade de vida de seus munícipes, promove a boa gestão de seus recursos naturais e cada vez mais aumenta sua participação no bolo do ICMS Verde, ou seja: todos ganham!