Iniciativa

The Nature Conservancy

Apoio

Conservação Internacional
SOS Mata Atlântica
Ojidos e Marinho
O premiado projeto “Coleta Seletiva Solidária” e os catadores cidadãos de Mesquita, no Rio de Janeiro Imprimir E-mail

Mesquita é um dos dez municípios que mais receberam recursos de ICMS Ecológico em 2009 e tem se destacado pela aplicação desses recursos no projeto “Coleta Seletiva Solidária”, que envolve prefeitura, catadores de lixo, cooperativas de reciclagem, empresas e cidadãos.

O Programa foi o vencedor, em 2007, do 3.° Prêmio CEBDS de Desenvolvimento Sustentável, na categoria Administração Pública. Em 2008 recebeu o prêmio Melhores Práticas da Gestão do Dinheiro Público, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e o Troféu Atitude Sustentável da Câmera de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro. Em 2009 recebeu o prêmio Melhores Práticas da Caixa Econômica Federal e vem sendo apontado como referência no Rio de Janeiro, além de estar recebendo visitas de diversas Prefeituras do estado como Itaboraí, Volta Redonda, Angra dos Reis, Seropédica, Natividade, Belford Roxo, Nilópolis e Valença, todos interessados em reproduzir a experiência.

O projeto foi reconhecido pelo Ministério das Cidades e foi indicado para a visita de uma delegação palestina que esteve no País, conhecendo experiências sobre resíduos sólidos. A Secretaria de Meio Ambiente do município tem sido convidada para apresentar a experiência em diversos encontros, conferências e seminários estaduais e nacionais, além de dois encontros internacionais da Rede Mercocidades.

Alguns resultados alcançados pelo projeto são: 6.300 casas atendidas com coleta seletiva; 28.400 pessoas atendidas; 19.572 alunos, 600 professores e 104 profissionais de apoio sensibilizados por meio do trabalho de educação ambiental, entre outros.

Clique aqui e conheça na íntegra essa experiência que foi detalhada em formato de artigo pela Secretária de Meio Ambiente do Município de Mesquita, Kátia Perobelli da Rosa Ferreira e pela Diretora de Gestão Ambiental e Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente de Mesquita, Elisabete Guilhermina dos Santos.