Iniciativa

The Nature Conservancy

Apoio

Conservação Internacional
SOS Mata Atlântica
Ojidos e Marinho
Em Prudentópolis, no Paraná, o ICMS Ecológico ajuda a preservar o sistema das comunidades de faxinais (*) Imprimir E-mail

O município, que recebeu em 2009 o repasse de R$ 344.895,33 (trezentos e quarenta e quatro mil, oitocentos e noventa e cinco reais e trinta e três centavos), destina 50% dos recursos aos faxinais cadastrados no IAP. O objetivo do programa é criar condições para melhorar a qualidade de vida das comunidades faxinalenses e manter seu patrimônio cultural. Clique aqui e assista a reportagem que trata dos benefícios que o ICMS Ecológico levou para essas comunidades, incentivando a permanência de diversas famílias no campo, mediante a melhoria da renda, e conheça também um pouco dos costumes e tradições dessas comunidades.

(*) Faxinais: comunidade tradicional, reconhecida por lei federal, que se caracteriza basicamente pelo uso coletivo de terras particulares para a agricultura de subsistência; criação de animais soltos em campos abertos; ausência de cercas entre as propriedades e extrativismo vegetal de baixo impacto.